Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Seja Luz!


“Porque tu acenderás a minha candeia; o Senhor meu Deus iluminará as minhas trevas.”
Salmos 18:28

Entendemos que o senhor jesus é a luz do mundo, é a luz que dissipa as minhas trevas.
O Senhor é a luz que o mundo precisa, e carece.
É ele quem nos traz a paz, e consegue vencer qualquer medo, trauma, vicio, pensamentos ruins, tristeza, depressão, entre outras coisas. É o Senhor Jesus quem dissipa as minhas trevas.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Mateus 11:28-30

O Senhor Jesus é o único que consegue trazer a paz que necessitamos, ser a Luz que necessitamos, e só através dele que eu consigo dissipar as trevas que existe dentro de mim. É através dele que consigo me desvencilhar do meu antigo eu e passar a viver como nova criatura. Sozinho eu não consigo, não suporto, mas o senhor morreu por nós para nos dar essa paz, para nos dar uma nova vida.

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Isaías 53:4,5


1-      Transformados para transformar

Nós fomos transformados para transformar. Nos fomos curados para curar. Nós fomos chamados a anunciar as boas novas para os que necessitam, chamados a levar essa paz que está sobre nós aos outros. Chamados a mostrar que em Cristo há vida.

“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;”
Isaías 61:1

Fomos chamados a cumprir uma obra em Cristo Jesus. Não somente ser transformado e viver nessa transformação. Nos fomos salvos e libertos para levar a salvação e libertação aos outros, aos que precisam, restaurar corações, quebrar cadeias, anunciar entendimento, fazer a diferença.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.”
2 Coríntios 10:4-6

O Senhor nos levantou, levantou os Jovens, para que possamos fazer a diferença e alcançar aos jovens que estão perdidos, sem direção, com corações frios e sem Deus. Nos levantou para que possamos levar o amor de Cristo, a Justiça, a Sabedoria, a Salvação aos que necessitam, e a pregar as boas novas.


2-      Renúncia do Pecado

Mas até aqui, acho que não falei muitas novidades. Sempre ouvimos que somos a Geração de Cristo, a Geração da Mudança, que os Jovens são fortes, que temos que fazer a diferença, que precisamos pregar “não só com palavras”, que precisamos “Testemunhar” de Cristo com as nossas vidas e atitudes, e que somos exemplo aos fiéis e não fieis.

Tudo isso nós já sabemos, tudo isso já nos foi falado, e temos consciência de que o Senhor nos chamou para fazer a obra dele, agora a pergunta é: Eu tenho feito essa obra?

“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:6-9

Temos que entender que para que possamos ser luz na vida dos outros, eu primeiro tenho que deixar Cristo se manifestar em minha vida. Antes de querer transformar uma vida, eu tenho que entender que Cristo precisa me transforar por completo!!

Do que adianta falarmos que Temos comunhão em Cristo, que somos novas criaturas se continuamos em nossas praticas de pecado, e continuamos a andar em trevas? Do que adianta ter decorado e sair bradando em alta voz “Nova criatura sou, o velho home já morreu” se nós continuamos a viver como velho homem? Não deixando para trás as coisas velhas?

“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
João 8:31,32

O Senhor Jesus já nos dizia, permaneça em mim, e em minha palavra, que assim serão livres, pois a verdade os libertará. Permanecer em sua palavra é a fonte para a transformação e mudança. Não adianta eu querer mudar, deixar meu velho homem para trás se eu não tenho intimidade com Deus e leio a sua palavra.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.”
Gálatas 5:13

O nosso problema é que muitas vezes usamos dessa liberdade para nos satisfazer com a carne, já que eu não me alimento da palavra que liberta e nem vivo em comunhão com aquele que me da a paz, eu vou satisfazer os meus prazeres em outras coisas, e acabo dando lugar a carne e ao pecado.


3-      Sexo, Dinheiro e poder

O grande mal desse século é: Sexo, Dinheiro e Poder. Esses são os empecilhos que cegam o mundo, que impedem de que eles vejam a verdadeira salvação, que vejam o verdadeiro prazer, e que alcancem a verdadeira paz, que é Cristo Jesus.

A humanidade está cada vez mais entorpecida com Sexo, dinheiro e poder, que não consegue se ver longe da carne, e entender que o Senhor é capaz de dissipar as trevas, e me dar muito mais prazer, alegria, satisfação e paz do que qualquer prazer que eu alcance no mundo.

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
1 João 2:16,17

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.”
Gênesis 3:6

O mundo despreza e nega Jesus por conta dos prazeres que o mundo pode oferecer, a concupiscência dos olhos, da carne e a soberba da vida. E nós, muitas vezes também negamos a Jesus por conta dessas mesmas concupiscências e soberbas, sendo atraídos e sendo satisfeitos em coisas da carne, ignorando a Cristo. Assim como Eva negou a Jesus no Jardim, nós também negamos a Cristo em muitas de nossas atitudes.

Se eu não consigo ser Luz ao meu próximo, não consigo fazer a diferença, não consigo anunciar as boas novas, não consigo ter uma vida com Cristo, a culpa é minha!! Eu sou meu maior inimigo.


4-      Meu maior inimigo: Meu próprio EU

Para que eu consiga ser luz ao meu próximo, eu preciso primeiro ser transformado e deixar minhas praticas de lado, e eliminar as trevas que há em mim. Isso não quer dizer que temos que virar santos e sem pecado. Isso significa ter prazer na lei do senhor, prazer em meditar dia a dia em sua palavra, prazer em anunciar de suas boas obras.

Se eu não tenho esse prazer, é porque eu não vivo a Cristo.
Sempre que alguém se converte, começa a falar de Cristo com um fervor, a viver com um amor, a anunciar com tão grande alegria, mas depois de um tempo começa a diminuir de intensidade. E isso nos chamamos de “Primeiro Amor”. E sempre que precisamos voltar a essa intensidade, dizemos que precisamos voltar ao primeiro amor.

“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;”
Tito 2:11-13

Na verdade, precisamos continuar lutando contra nossa carne e se aprofundar na palavra de Deus. O primeiro amor nada mais é do que nós, sentindo prazer em viver com Cristo, sentir prazer em anunciar a sua palavra, em dizer como ele me mudou e como minha vida melhorou. O primeiro amor é o amor que devemos ter sempre, ter intensidade e prazer nas coisas de Cristo, que quando falamos dele, nossos olhos brilhem, nossos corações se encham, as pessoas percebam em nos um amor, e que eu tenha mais prazer em Cristo do que qualquer outra coisa.

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. “
Hebreus 4:14-16

Devemos nos achegar a Deus afim de viver intensamente com Ele, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Trazendo para nós uma mudança de vida, para que possamos então levar a mudança de vida aos outros. Resistindo ao Diabo e sujeitando-se a Deus.

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”
Tiago 4:7,8


5-      Mudança de Vida

A partir disso, só nos cabe o arrependimento e quebrantamento de corações. De nada vale tudo o que foi falado aqui sem arrependimento e quebrantamento de corações. Devemos entender que não existe formula mágica para que possamos ser luz aos outros, nem formula mágica para que possamos anunciar as boas novas. Não existe macetes e técnicas para se falar bem, ou conhecer a palavra. Não existem atalhos para que possamos resistir e renunciar a nossa carne e passar a viver com Cristo.
O que nós precisamos é de quebrantamento, joelho no chão e leitura da palavra. Não tem como fugir disso, não existe relacionamento com Cristo sem leitura e oração, não tem como nos achegarmos a Deus sem intimidade. O Senhor tem nos chamados a anunciar suas boas novas, e tem uma obra na vida de cada um aqui, mas a única coisa que impede a obra do senhor de avançar em nossas vidas, somos nós mesmos.

Só seremos completos em Cristo, sentindo prazer na sua palavra, viver com Cristo e ser luz a quem precisa, se dobrarmos os nossos joelhos e lermos a palavra.

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
Atos 2:46,47

De nada vale a pregação se não gerar mudança, de nada vale participar de cultos e reuniões, se a mudança não for gerada em nós. O Senhor fala através de seus servos, e nós estamos prontos a ouvir, gerando arrependimento e mudança em nossos corações.

Temos que orar pedindo a Deus transformação em nossas vidas, tomando atitudes em Cristo. Temos que nos oferecer, orando Senhor eis-me aqui, usa-me a mim, pedir oportunidade de ser luz aos que precisam. Precisamos orar para que o senhor abra portas, nos de oportunidades de anunciar as boas novas em casa, na faculdade, no trabalho, nos ensinando como falar e agir, segundo a Cristo. 
Derramando sobre nós a intrepidez de Cristo para que possamos anunciar as boas novas. Orar pedindo coragem. Precisamos de Arrependimento, quebrantamento de corações, e mudança de atitude, para que o Senhor possa achar em nós servos bons, e que possa confiar a nós grandes coisas, para que em Cristo possamos ser Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário