Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Sede Meus imitadores, assim como sou de Cristo.


1 coríntios 11:1

Hoje vamos falar um pouco sobre Paulo, sobre sua vida, sobre seu ministério, seu testemunho e etc.

Mas para começar, e entender essa frase, vamos voltar um pouco na história de Paulo.
 
Atos 7:58
Atos 8:1
Antes de se tornar Paulo, seu nome era Saulo, e antes de se tornar Apostolo, ele era um grande perseguidor de cristãos.

Porém, nós conhecemos a história de Paulo, de como o senhor veio e falou com ele, caindo do cavalo, ouvindo a voz de Deus. A partir dai vamos começar


1 coríntios 15:9-11
Paulo perseguia cristões, matava, e tinha ódio.
Mas assim como nos ele teve uma experiência incrível com Deus.
Paulo se tornou um dos maiores teólogos da bíblia, um grande exemplo, e escreveu grandes coisas acerca do evangelho, de Cristo.
Cristo apareceu para ele, e disse:
“Saulo, Saulo, por que me persegues” (Atos 9:4)
Se olharmos para esse quadro, vimos que o Senhor não diz, Saulo por que persegue os meus Filhos, ou o meu povo.
O senhor pergunta diretamente para Paulo, por que me persegues ?
Por que quando Paulo Perseguia os que creem em cristo, estava perseguindo diretamente a Cristo Jesus.
Logo depois dessa experiência, Paulo cresceu na sua fé, em graça e no seu ministério. Ele foi abençoado e partiu para abençoar.
Começou
a pregar a palavra, a plantar igrejas, e foi um grande sucesso no seu ministério
Assim, podemos ver e aprender pegando o exemplo de Paulo, e entender a frase dele, “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo”.
Podemos olhar para os passos de Paulo, e seguir assim como ele seguiu os de Cristo.





Atos 20:18-21
Nesse texto, podemos identificar o primeiro passo importante para um ministério com Cristo Jesus. A Humildade.

Paulo aqui diz que serviu com toda a humildade, se fez servo e humilde, para honra e gloria do Senhor. Serviu no trabalho do senhor, e é assim q devemos ser.
Podemos ter muitas pessoas conosco, muita ajuda e etc., mas nada disso importa se o ministério não estiver baseado na humildade.
Pois o ministério é de Cristo, e nós somos só instrumentos de Cristo.
O ministério significa servir, e o primeiro passo para começar é com a humildade. Todo dia vamos ter problemas, situações complicadas. Mas isso não importa, pois, o ministério é do Senhor, pois devemos o tempo inteiro depender do Senhor.


O Segundo passo é: Depender do Senhor
Paulo tinha um espinho na carne, e servia ao Senhor, mas pedia para retirar esse espinho dele. E o senhor Respondeu.
"minha graça te basta"
Assim devemos entender que somos totalmente dependentes do Senhor, e que a sua graça já nos basta.
Entender que não somos nós que realizamos algo, e sim o Senhor, e que o senhor nos capacita, ele nos fortalece, e sabe que a Graça dele já é tudo o que precisamos.

Paulo diz que servia com humildade e lágrimas. Nós não gostamos de chorar, mas as vezes no ministério iremos passar por situações assim, de angústia, de sofrimento, as vezes vamos nos sentir sozinhos assim como Paulo, que esteve na prisão onde ninguém foi visita-lo, ajuda-lo em seus momentos final antes da morte.

Sendo assim, um dos passos que iremos passar no ministério é: Lagrimas

Paulo chorava pela igreja, que estava deturpada, estava desviada, chorava pela igreja, levando a palavra, falando para não cometerem o erro, e mesmo assim eles cometiam e pecavam, ignorando a Paulo.
Assim Paulo chorava pela igreja. Pedindo ao pai para ajuda-los a muda-los e transforma-los.
Mas quando pensamos em choro, pensamos em sofrimento e angustia, porém Paulo não chorava só por que sofria, ele chorava por compaixão as pessoas perdidas. 
É impossível ver a situação dos irmãos na Arábia e não chorar, ver irmãos nossos sofrendo no nosso lado, no Brasil e não chorar, ver como povos sofrem e não chorar. Como pessoas morrem todos os dias em leitos de hospitais e não chorar. É impossível não sentir nada.

É isso o que falta em nosso ministério, e é isso o essencial também, lagrimas de compaixão, de compreensão de amor.
Lembram de Jesus, quando chegou a Lázaro e ele estava dentro da tumba, o que aconteceu? Jesus Chorou.
Cristo chorou por nós, derramou seu sangue por nos por que nos ama, Jesus nos ama e nos salvou, e ainda chora pelas pessoas que continuam perdidas e não alcançadas. Assim como Cristo chora pelas almas perdias, e como Paulo chora pelos irmãos perdidos, nós devemos chorar por eles também.
Devemos nos preocupar com eles, devemos orar por eles, ama-los acima de tudo.


Paulo não excitava de pregar de casa em casa, de pregar nas praças, nas ruas, de pregar a palavra publicamente. Assim outro passo que devemos seguir no nosso ministério é: Intrepidez

Nós podemos pregar publicamente nas ruas ?
E os irmãos na Jordânia ? E os irmãos da igreja perseguida ?
Nós temos a liberdade de pregar publicamente, de anunciar a palavra e o que fazemos ? (Generalizando)

Os irmãos de lá se esforçam para pregar usando a vida deles como exemplo, sem usar palavras publicamente por que se não sofrerão consequências.
Se esforçam para mostrar Cristo, através das suas vidas.
E nos temos a liberdade de pregar, de viver, de falar, e por isso devemos usa-la, exerce-la sem medo, assim como Paulo.
Pois nós somos cartas escritas de Cristo, as pessoas devem nos olhar e enxergar a Cristo, mas além disso devemos anunciar publicamente assim como Paulo faz, sem excitação.
Pois Paulo pregava com palavras, sem palavras, publicamente ou não, mas não excitava

1 coríntios 15:10
Quando Paulo diz que trabalhou mais que todos os outros, ele está dizendo que mesmo cansado, mesmo não querendo, mesmo podendo estar confortável, ele se sacrificou por Cristo, se sacrificou das suas vontades para servir a Cristo. E esse é o ponto

Então o ministério também é: Sacrifício

Servir a Cristo não é sempre fácil.
E as pessoas não entendem isso, as vezes sua família te abandona, seus amigos te deixam, e isso é um sacrifício.
Você se dispor, mesmo não querendo, mas entendendo a vontade do senhor, também é um sacrifício seu.

Devemos começar a nos sacrificar, a deixar nossas vontades de lado, o nosso conforto de lado, e começar a olhar para o próximo e ajudar, ter compaixão.
Pois o fruto desse trabalho não é para mim, não sou Eu, mas sim para Cristo, pela graça de Cristo, para os outros testificado de Cristo, para a gloria de Cristo.
Assim, a graça de Cristo nos basta, é suficiente para nos. Não precisamos de mais, nem de menos. Ela é suficiente para nos.
Ela é tudo que nós precisamos.

Então galera, precisamos entender que nossa vida com Cristo, e o nosso ministério precisa estar baseado em:
Humildade, Dependência do Senhor, Compaixão (Lagrimas), Intrepidez e Sacrifício.
Por que nós fazemos essa missão? Por que vamos de porta em porta?
Por amor a Cristo, por amor a vidas, por obediência, e por compaixão.
Por que o meu desejo, o nosso desejo é seguir os passos de Cristo, assim como Paulo.
É ver cada um de nós com uma vida baseada nesses itens e que esse ministério possa crescer e frutificar para honra q gloria do senhor.

Então, estamos aqui sendo servindo ao senhor.
Estamos aqui ouvindo a sua voz
Estamos aqui atendendo ao Chamado
Estamos aqui sendo Imitadores de Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário