Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Jefté: Homem Valoroso


Jefté foi um jovem que soube aproveitar a oportunidade que Deus lhe concedeu. Seu nome significa, Deus Abre. Foi o nono juiz de Israel, chefiou um grupo de homens foragidos e levianos, mas após ser cheio do Espírito Santo , derrotou completamente os Amonitas e feriu os efraimitas e julgou Israel por vários anos. Foi ele um dos grandes exemplos de fé em Deus, e nomeado como um dos heróis da Fé.

1- Seu Passado
Jefté teve a infelicidade de nascer de um relacionamento pecaminoso. Um ato de adultério. Por esse motivo os seus irmãos não o aceitavam em casa. Não queriam dividir a herança de seu pai. A vida em família tornou-se tão insuportável que Jefté teve que sair de casa. Se mudou pra tobe, começou a se envolver com homens foragidos e levianos, chegando ao ponto de lidera-los. Porém, mesmo com todos esses fatos, e acontecimentos, Deus viu Jefté como alguém de valor.
Deus olhou para Jefté e viu um homem valoroso, alguém com potencial, tanto que Jefté recebeu uma grande oportunidade. Jefté, aquele que foi rejeitado por todos, foi desprezado, expulso, aquele que ninguém dava nada foi Honrado por Deus.
Quando Israel entrou em guerra com os Amonitas, os anciões de Gileade foram atrás de Jefté pedindo socorro, para que Jefté os ajudasse na guerra. Jefté meio rancoroso joga na cara deles, que antes ele era só um zé ninguém, e agora eles queriam ajuda desse zé ninguém. Porém os anciões insistiam em tomar ajuda de Jefté, chegando a oferecer o cargo de Chefe de Gileade. Uma oportunidade de Deus para Jefté, que Jefté agarrou

2- Pré Acordo
Na sua volta, Jefté estava pronto para lutar, para vencer essa guerra em nome do Senhor, porém foi precipitado, e isso lhe causou problemas. Deus já havia trago Jefté de volta, Deus iria defender a Israel e lhes trazer a vitória, Deus se provou benigno a Jefté, Deus queria o melhor para Jefté, e o melhor para Israel.
Sendo assim, a vitória dessa guerra já estava garantida, o sucesso de Israel, a proteção de Deus já era garantida, mas mesmo assim Jefté realizouum Pré Acordo com o Senhor.
Antes de ir pra guerra, Jefté realizou um voto ao senhor, dizendo que ao voltar da guerra, se fosse vencedor, a primeira coisa que saísse de sua porta, ele iria entregar ao Senhor. E quando chegou em casa, viu que a primeira coisa que saiu de sua casa foi sua filha. Jefté assim, teve que cumprir com o seu voto, entregando a sua filha ao senhor, como oferta, tornando-a celibatária.


3- Suas Proezas
A Bíblia enfatiza que o Espírito Santo se apossou de Jefté, e que após ser cheio do Espírito Santo, Jefté fez proezas que jamais faria em si próprio, além de vencer a guerra contra os amonitas, ele também feriu os eframitas.
Após a guerra dos amonitas, os eframitas vieram até jefté acusando-o de não o terem chamado para a guerra, com isso, dizendo que iam invadir a Gileade e acabar com Jefté.
Jefté respondeu que os chamou para guerra sim, só que foi ignorado, e mesmo sem essa ajuda dos Eframitas, Jefté foi guerrear e voltou vitorioso graças a Deus.
Só que isso pros Eframitas era ruim, eles eram um povo orgulhoso, e queriam ter a sua parte na gloria da vitória contra os amonitas, sendo assim, foram até Jefté para destrui-los. Só que Jefté cheio do espirito santo, novamente agiu em prol do seu povo, e bolou um esquema para que acabasse com os eframitas.
Os Eframitas invadiram Gileade pela única entrada no Rio Jordão, porém Jefté na batalha começou a derrotar todos os Eframitas, e cheio do Espirito Santo, jefté pensou rápido para que não deixasse que os Eframitas, diante da derrota, fugissem.
Assim jefté, se posicionou na rota de saída do Rio Jordão para identificar os que eram Eframitas e Mata-los. Só que nessa rota passavam cidadãos comuns e comerciantes de Gileade também. Assim, para que ele não matasse inocentes ele criou um método de identificar os Eframitas.

“Os gileaditas tomaram as passagens do Jordão que conduziam a Efraim. Sempre que um fugitivo de Efraim dizia: "Deixem-me atravessar", os homens de Gileade perguntavam: "Você é efraimita? " Se respondesse que não, diziam "Então diga: ‘Chibolete’ ". Se ele dissesse: "Sibolete", sem conseguir pronunciar corretamente a palavra, prendiam-no e matavam-no no lugar de passagem do Jordão. Quarenta e dois mil efraimitas foram mortos naquela ocasião.”
Juizes 12:5-6

Além disso tudo, relatado na bíblia, Jefté ainda governou Israel durante 6 anos.


4- Quadro Novo
Sendo assim, podemos tirar algumas lições coma vida de Jefté.
A primeira lição é que Deus olha para você e não se importa com o seu passado, Ele não se importa com o que as pessoas estão pensando a seu respeito. Assim como olhou para Jefté, dando-lhe a oportunidade de ser um juiz de Israel.

O passado não impede o trabalho de Deus na vida de uma pessoa. Jefté, aquele rapaz que tinha tudo pra dar errado, cresceu num ambiente desfavorável, andou e liderou más companhias, mas creu na providência divina, e Deus usou Jefté para realizar grandes coisas com israel.
Homem valoroso, que através da sua fé no senhor, conseguiu superar o passado, que independente das circunstancias fez conforme o Senhor queria, que independentemente da situação, confia na provisão divina e no braço do Senhor. Jefté não tinha dúvidas, recebeu a oportunidade do senhor e a usou, e foi abençoado, e foi usado, ignorando o seu passado, mas olhando para frente, seguindo com o Senhor.
Assim como Jefté, temos que entender que o nosso passado é passado, temos que Ouvir o que Deus tem para nós, o que o Senhor espera de nós, independente das circunstancias, crer que Deus tem um proposito para as nossas vidas. Basta somente ouvirmos a vóz de Deus e nos agarramos em Deus.

5- Pré-Condições
Jefté é um exemplo para nós. Um home de Fé, porém em certa ocasião da sua vida, Jefté não foi tão feliz. Assim como Jefté, nós temos que nos agarrar no senhor, temos que entender que o senhor sempre que o nosso bem. Sendo assim, devemos confiar totalmente em Deus, esperar sempre em Deus, confiar cegamente em Deus.

Como visto antes, Deus iria ajudar Ia vencer a guerra e a Jefté na batalha. Porém mesmo assim Jefté fez um acordo com o senhor. Nós não precisamos selar um Destino nas nossas vidas, não precisamos decretar uma rota, pra que a nossa vida possa seguir, não precisamos colocar Deus numa caixinha, achando que ele só ira me responder se eu der algo para ele em troca.
Temos que entender que, A vida de Jefté já era o sacrifico para o senhor, Jefté ouvir ao senhor, seguir ao senhor, crer no senhor já era o sacrifico necessário. Não era preciso um acordo, ou uma barganha, ou algo do tipo para se vencer a guerra, não era preciso duvidar do Senhor, não era preciso uma intervenção do meu braço, para que o Senhor fosse bondoso com Jefté. Deus não precisava de algum sacrifício, Deus é Deus.
Isso que temos que entender, Deus sempre quer o nosso bem, então, seja qual for a situação da minha vida, minha função é Confiar em Deus, Crer em Deus, e deixar nas mãos de Deus, e não ficar fazendo troca com Deus.
Se eu ganhar isso faço isso, Se eu passar ali, eu paro com isso, Não, pelo contrário, nossa oração deve ser sempre, Senhor, se for da tua vontade, Senhor faça conforme o seu querer, Senhor confio totalmente em ti, e se deixe ser levado pelo senhor. Não coloque Deus dentro de seus acordos ou pré-condições.
(O Próprio Jefté antes da guerra já tinha falado “Deixe que Deus seja o Juiz”, e mesmo assim, realizou o acordo com Deus, como se Deus precisasse de algo da gente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário