quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Mostre-me Suas Mãos

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."
Mateus 25:13

Parábola dos Talentos
Mateus 25: 13-29
O “talento” que é mencionado nessa parábola não tem a ver com “talento” no sentido de dons e capacidades. O talento era uma espécie de peça de ouro ou de prata que era muito valiosa. Apesar desse talento mencionado no texto ser dinheiro, creio que podemos, na interpretação do ensino dessa história, entendermos que Jesus Cristo é esse senhor da parábola e que Ele nos dá muitas coisas valiosas (dons, capacidades, possibilidades, oportunidades, etc, etc) para usarmos e multiplicarmos em nossa vida e, principalmente, para o Seu reino.

- Deus nos dá talentos conforme a nossa capacidade
"E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe."
Mateus 25:15

O Senhor distribui á nos talentos, dons, etc, conforme a nossa capacidade, sabendo que isso é o melhor para nós, e que sim, nós poderemos usar em prol do reino de Deus.
Confiando isso a nós, e desejando que nós usemos e realizemos a sua obra.

- Deus deseja que multipliquemos os talentos que nos dá
"Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
Mateus 25:20-21

Quando Ele diz que ceifa onde não semeia, quer dizer que vai cobrar os resultados sobre o que nos foi confiado, pois quer que multipliquemos os talentos. Para obtermos com esses talentos os resultados esperados por Deus. Ele espera que multipliquemos em sua obra, o servindo, em prol do Reino.

É extremamente necessário estarmos atentos à Sua voz por meio de um relacionamento verdadeiro e de constante renovo com base principalmente na leitura da Palavra e na oração.

Porém existe o lado ruim nisso tudo, existe o contra. Por que muitos

1- Perdem seu tempo, amando mais o Mundo que a Deus
“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”
Eclesiastes 12:1

Deus não é amuleto, Deus não é Brincadeira, o evangelho não é um jogo, ou um status. Quando lemos para Buscar a Deus na nossa mocidade, significa que temos que nos preocupar em ter uma vida com cristo, uma vida verdadeira com cristo, viver os planos de Deus. Devemos agir, estar atentos, devemos realmente amar a Deus de todo o nosso coração e toda nossa alma.

2- São consumidos pela carne, pelos desejos
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

João 8:31-32

Muitos são controlados pelos desejos da carne, por vícios, tanto sexualmente, quanto em drogas, consumos, quanto outros vícios. Onde a carne sempre vence, onde você sempre tem algo te fazendo se afastar de Deus. Porém o senhor disse que se permanecermos na palavra, ela nos libertará. Pois todo aquele que está em pecado, é escravo do Pecado.
Assim, se permanecermos na palavra de Cristo, sendo seus discípulos seremos libertos do pecado, da carne, tendo força para lutar contra.

3-  Não querem dizer: Eis-me aqui Senhor.
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”
Isaías 55:6

Busque ao senhor enquanto se pode achar, se disponha, sirva, tenha uma vida com cristo enquanto se pode achar. Esses fatores são barreiras que impedem as pessoas de multiplicarem o seu talento.

O que tem te feito não doar 100%? O que tem te impedido de colocar Deus em primeiro lugar? Deus te deu um Talento, e Ele quer te usar.

Deus quer te usar:
Êxodo 3
Êxodo 4: 1-17

"E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar."
Êxodo 4:11-12

Deus não está à procura de super crentes espirituais, ou aqueles que parecem ter tudo isso junto, Ele quer usar é você! Você e seus talentos que Deus te deu. E mais, usar você e sua família.

"Escrevo a vocês, filhinhos, porque conhecem o pai. Escrevo a vocês, país, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo.
Escrevo a vocês, jovens, por que são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno."
1 João 2:14


Pois a família é um alicerce para você, é obra de cristo em sua vida.
Cada um tem seu papel, os pais de educarem os filhos no caminho que devem andar, sendo usados por Deus e reconhecendo cristo como único salvador.

E nós, jovens e filhos devemos ser obedientes aos nossos pais, pois isso é um mandamento, e além disso devemos agir, pois o Senhor nos chama para agir. Por que a palavra vive em nós.
Mas para isso você tem que crer e querer, tem que quebrantar seu coração e se dispor a Deus, falando: Eis-me aqui Senhor, Pois o Senhor ira te usar, ira te ensinar, e assim como usou Moisés, usará você em grandes obras.

“Em seguida, ouvi o Senhor dizer:
-Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?
Então respondi:
- Aqui estou eu. Envia-me a mim!”

Isaías 6:8


E é nisso que a missão é constituída, em você pegar os talentos que Deus te deu, se dispor a fazer a obra, e ir. Tanto em família quanto sozinho.

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que creem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas linguas; pegarão em serpentes; e,se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão."  Marcos 16:15-18

E não pensem que missão é só sair para outros países e etc...
Mas missão é começando na sua casa, com sua família.

“E receberão poder, quando o espirito santo descer sobre vós, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, quanto na Judeia, Samaria até os confins da terra”
Atos 1:8

Começando com você, com pequenos gestos, com o seu testemunho, sua vida demonstrando a cristo, isso é missão.

“E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco. E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?  E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”
Atos 16:23-31

“Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas.
Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre.
E disse: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros.”

Lucas 21:1-3

Nisso, temos que estar sempre atentos, pois o tempo inteiro, 24h por dia estamos realizando missão. A nossa vida é uma missão, nosso testemunho é uma forma de missão, assim como a da viúva pobre e de Paulo e Silas, que através de seu testemunho, demonstraram a Cristo.

O Dia do Juízo:
Um dia todos nós vamos nos apresentar diante do trono do Senhor, E Ele vai nos perguntar, o que fizemos com o que Ele nos deu ? O que fizemos com a sua Palavra ? Qual o fim que demos para os nossos Talentos ?

Nós temos que pegar nossos talentos se dispor e ir, mas ir e fazer o que ?
ir e gerar frutos, temos que gerar frutos com a nossa vida, com nossos talentos.

Eu sou a videira verdadeira e meu pai é o viticultor. Toda vara em mim que não da fruto, ele corta; e toda vara que da fruto, ele a limpa para que de mais frutos.
Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós; como a vara de sí mesma não pode dar frutos, se não permanecer na videira, assim também vós se não permanecerdes em mim”
João 15:1-4


Isso é gerar frutos, se dispor e ir, realizar a obra de cristo é gerar frutos.
Por isso todo aquele que é salvo verdadeiramente, gera frutos, e a sua fé gera obras.

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

Tiago 2:14-18

E se hoje fosse o dia do juízo, o que você apresentaria a Deus ?
Por que nesse dia n vai adiantar chorar, nem pedir misericórdia, sabemos hoje que a nossa salvação é por meio da Fé em Jesus Cristo como filho de Deus e único Salvador. Deus lhe deu talentos, e pede que você os use, e esteja pronto para servi-lo.
O que você vai apresentar em suas mão no dia do juízo de Deus ? pense nisso, para não chegar no dia do Juízo do Senhor com suas mão vazias.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”
Colossenses 3:1-3


Assim irmãos, que nós possamos ter um coração voltado a cristo Jesus, nosso Senhor e salvador. Que possamos buscar verdadeiramente, ser usados para a boa obra, gerar frutos e multiplicar os meus talentos, para que no final o senhor possa chegar a mim e dizer:
Servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário