Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Rendição: Minhas Motivações, O Meu Status

- O que as pessoas querem ser hoje em dia ? O que elas procuram? 
(Status, prestigio, posição, social.)
O que as pessoas hoje em dia procuram para a sua vida ? O que elas almejam ser ?
As pessoas hoje em dia estão cada vez mais buscando prestigio e Status, elas cada vez mais querem ser reconhecidas, ganhar mais, fazer algo e ter sucesso, ganhar fama, posição social.

“Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.”
João 12:42-43

As pessoas estão buscando sempre a aprovação dos homens, o sucesso dos homens e o prestigio dos Homens. Sempre com essa sede de ser mais, e ter mais e conseguir isso e aquilo, sendo reconhecido pelos seus Atos. 
Principalmente nós que somos jovens, nós estamos sempre em busca da aceitação, de ser aceito, de ser reconhecido, de participar de um grupo, de fazer parte de algo. 

- O que as motiva para isso?
(Eu, meu ego)
As motivações das pessoas hoje em dia é simplesmente pessoal e egoísta, que é satisfazer o seu Eu, alimentando o seu ego. Elas procuram prestigio, fama e fortuna para si mesma, para acumular glorias para si, para ser glorificado pelos outros.

“Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.”
João 7:18

Assim se tornam egoístas, mesquinhas pois estão sempre olhando para o seu próprio umbigo, olhando sempre para elas mesmas. E a sua motivação diária é satisfazer o seu Ego. A motivação é conseguir o seu status, é conseguir a sua fama o seu lugar.

- Essas motivações agradam a Cristo ?

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.
Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.”
Provérbios 16:18-19

Quando começamos a olhar só para nos mesmos e a querer alimentar o nosso ego, estamos prestes a cair na perdição, num poço sem fundo. Nós sabemos que motivações assim não agradam a Cristo Jesus, sabemos que o senhor abomina o soberbo, o senhor abomina o que procura gloria para sí. Assim devemos ter sempre em mente que a soberba é a ruina para nós.
O senhor não se agrada daqueles que tem um coração soberbo, que procuram para sí glorias e honras, status e pterígios.

“Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor.”
Jeremias 9:23-24

- Quais as motivações de uma pessoa rendia a Cristo ?
(Amar o Senhor e ao teu próximo)


“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.
Marcos 12:30-31

Como vimos aula passada, as motivações de uma pessoa rendida a cristo tem que ser Amar o Senhor acima de tudo e Amar o teu próximo como a ti mesmo.
Essas duas coisas são as nossas motivações, são o nosso dia a dia, isso é o que me motiva, não a ganhar gloria para mim ou ser reconhecido por algo, mas sim reconhecer que a Gloria e a Honra são de Cristo Jesus, e que eu sou servo de cristo, disposto a servir a cristo. 

- Na pratica, quem tem essas motivações tem qual status ?

(Ser igual a Cristo, Buscar o Reino acima de todas as coisas, Buscar sua justiça essa é a pratica)

“Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”
Filipenses 2:1-11

Assim, nossa motivação é ser como Cristo Jesus. 
Nisso, eu não devo me preocupar mais em ser aceito, não devo me preocupar mais em ajuntar glorias para mim, ser reconhecido, em ter prestigio próprio, em conseguir me adequar a um grupo social e etc... mas devo me preocupar com os que estão próximos a mim.
Ser como cristo é se tornar servo, é ser motivado por cristo a servir o seu irmão, a levar a palavra ao que precisa, é colocar os outros acima de você. 
Ser como Cristo é buscar ao reino e a sua Justiça, é ser humilde de coração
Ser como cristo é amar ao senhor acima de tudo, buscar reconhecimento de cristo, e não dos homens, servi-lo e exalta-lo, fazendo com que as pessoas o conheçam através da sua vida.
E o status que eu levo é o de Servo, de humilde, não um status de Grandeza, de fama.
Essa é a pratica. 

- Motivação do pessoal da bíblia 
- Moisés
Moisés, que nasceu em berço egípcio, que tinha manjares e riquezas, que se absteu disso tudo, que abandonou tudo por amor ao próximo, amor ao seu povo, por amar a Deus e querer servir ao senhor.

- Abraão 
Sua motivação vinha do senhor, pela promessa, para servir ao Senhor. 
Colocando a vida de Seu filho a prova, mas sua motivação era agradar ao Senhor.

- Paulo
Paulo, que perseguia os cristãos, mas foi libertado, e salvo começou a pregar, e falar do amor, e se preocupar com os irmãos, Pois os amava, e amava ao Senhor. Sofreu, não foi bem visto, foi perseguido, preso, mas honrou a Cristo e Glorificou ao nome do senhor.

“Contudo, "quem se gloriar, glorie-se no Senhor",
pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.”
2 Coríntios 10:17-18

Portanto, se eu quero me vangloriar de algo, que seja em Cristo Jesus, que seja em realizar sua obra, em fazer a sua vontade, em me preocupar em servi-lo e levar a sua palavra.
Não pensando mais em “Como posso fazer para ser reconhecido, ou entrar nesse grupo, ou ser amigo desse pessoal” e sim pensar em “Como posso fazer para servir a Cristo, para ajudar o meu irmão e levar a palavra de Cristo para aquelas pessoas”
- Qual o Custo dessa Motivação
(O mundo nos odeia, não tem prestigio.)

“Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão,
apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.”

Hebreus 11:35-40

Temos que entender que o preço da minha motivação ser Cristo Jesus é uma vida sem Prestigio.
O preço da minha motivação ser Cristo é o ódio do mundo, vão ser zombarias, perseguições, aflições, e outras coisas. Pois como vimos aula passada já não somos mais desse mundo, assim não somos segundo os padrões do Mundo. Nova Criatura somos. 
Nisso, nosso prestigio vem do Senhor, em agrada-lo, e é dele que vamos receber a recompensa final, e é dele que eu me preocupo em ter essa recompensa final.  

 “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.”
Gálatas 1:10

Assim devemos rever nossas motivações.
Qual tem sido a minha motivação ao servir ao senhor ?
Ao ir na igreja ? Ou até frequentar essa célula.
Se a minha motivação for qualquer outra que não seja Cristo, precisamos rever nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário