Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Minhas Lutas: O Pecado

- O que é pecado? 
É o ato de desobedecer ao Senhor, e também desobedecer a Lei.
Porque desobedecer é um ato natural e não uma escolha, pois já nascemos em desobediência, já nascemos desobedecendo.

Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Thiago 4:17


- Quem é Pecador?
Essa é uma pergunta bem simples e bem fácil de se responder. Todos somos pecadores, todos estão sujeito ao pecado.

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”
Romanos 3:23

Todos estamos sujeitos ao pecado, todos erramos, todos desobedecemos, todos nós somos pecadores. Não há um se quer Justo que não seja pecador.
O pecado não é um ato que escolhemos fazer ou não, não é como se tivesse o poder de escolher não ser pecador.
Não é vivendo uma vida sem fazer mal, só praticando o bem, ou então sempre realizando o certo, que não vamos ser pecadores. Por que todos pecaram, e todos estão separados da gloria de Deus.


- Mas Por Que eu sou Pecador?
Muitas pessoas se perguntam, por que sou pecador ? por que nasci assim ? o por que do pecado já vir comigo desde o meu nascimento ?

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.”

Romanos 5:12-14

O pecado é uma maldição na nossa vida, que atravessa gerações e que contamina a todos.
Assim, por causa da desobediência de Adão, o pecado entrou no mundo, a maldição foi liberada, assim, por meio de Adão todos agora carregam essa maldição e se tornaram pecadores.
E não há ninguém que escape disso.

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.”

Romanos 3:10-18

Não há um Justo nenhum sequer na terra, todos nós somos vítimas do pecado, o pecado está em nossa carne. E em nossa carne não há bem algum. A carne nos contamina, nos leva para o mal.

“E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”

Marcos 7:20-23

E se deixarmos a nossa carne se apressa a fazer o mal, e o pecado acaba nos dominando, assim, quando ele me domina, todos os sentimentos que habitam na carne, eu começo a realizar, e começo a fazer o mal que não quero, pois não sou eu quem domina, e sim as vontades da carne.

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.”
Romanos 7:18-19

E assim, com a carne me dominando eu começo a viver em pecado, me apresso a desobedecer a Deus, me acostumo, me acomodo em meu pecado, e cada vez mais isso vai me afastando de Deus, começo a viver em iniquidade, imoralidade, perversidade, e me afasto de Deus.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.”
Isaías 59:1-3

E com isso chegamos ao ponto de viver e conviver com o pecado achando tudo isso normal, chegando ao ponto onde estou tão dominado pelo meu próprio desejo, pela minha carne, pela minha vontade, chego a um ponto onde vivo em tamanha imoralidade e iniquidade, que para mim isso tudo se torna completamente normal.
Onde os meus pecados começam a me separar de Deus, e mais, separam e tampam a Cristo, assim como fala em Isaias, que os meus pecados começam a tampar meu rosto, e me cegar, para que eu não enxergue que eu estou em pecado.

Só que nada disso é normal, pecado não é normal, imoralidade não é algo normal de se viver, as pessoas estão tão dominadas pelo pecado, que confundem as coisas, estão achando que o certo é errado, e que viver em pecado não tem problema, que satisfazer sua carne é importante, e só isso importa. Não assumem que são pecadores e que precisam mudar, mais aceitam esse fato e se entregam ao pecado.

“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”
Isaías 5:20

As pessoas se entregam de tal modo ao pecado que começam a confundir as coisas, transformando as Trevas em Luz, o amargo em Doce, e assim caminha a humanidade.
Onde a imoralidade sexual é algo normal, onde a transgressão é cotidiano, onde a falsidade faz parte do currículo.
Vivemos em um mundo com valores invertidos, assim como diz em Isaías, cegos pelos próprios desejos, cegos por que os seus pecados não o deixam enxergar a Cristo jesus, surdos por que não querem ouvir que estão errados, e preferem viver de maneira devassa.

Só que se esquecem que pecado é pecado, ponto final.

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
1 Coríntios 6:9-10

As pessoas começam a distorcer o que é pecado, começam a rejeitar que são pecadoras, e começam modificar os pecados, transformando o que é pecado, e sempre será pecado, em algo normal e cotidiano.

Homossexualidade independente dos sexos é pecado, não é algo normal, não é genético, mas é a nossa carne nos dominando para irmos contra Deus.
Imoralidade sexual é sim pecado, independente dos sexos, com quem, ou o que, esse ato é novamente a nossa carne nos dominando para irmos contra Deus.
Mentira também é pecado, mesmo aquelas mentiras que contamos no cotidiano, é pecado, e nos afastam de Cristo.

Não existe um pecado maior que o outro Diante de Deus, diante de Deus todos os pecados são iguais, mas as consequências dele na nossa vida são diferentes. Para Deus quem mentiu e quem matou, o pecado é o mesmo.

Temos que entender que o mundo está cada vez mais cego e surdo, se afastando de Deus, satisfazendo a sua carne, sendo dominado pelo pecado, e transformando a Luz em Trevas.
Mas Luz é Luz e Trevas são Trevas, não podemos inverter, não é por que os tempos mudaram que o pecado mudou também. Não podemos nos enquadrar ao padrão mundo, pelo contrário, não podemos nos conformar.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2


- Qual a Consequência?
Somos pecadores, carregamos isso em nós, a carne tenta nos dominar, nascemos assim, mas qual a consequência disso tudo ? A consequência do nosso pecado é uma Só. A morte.

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.”
Ezequiel 18:4

A alma que pecar, essa morrerá, a consequência do nosso pecado, é a morte.
As nossas atitudes, o nosso pecado, nos cega, nos deixa surdos, nos afasta de Cristo e nos leva para a Morte, e a própria morte testifica o nosso pecado.
Pois a alma que pecar essa morrerá, assim, todos somos pecadores por que todos morremos, e ninguém vive para sempre.

Porém, a situação é ainda mais complicada, o nosso pecado nos leva para morte, mas não só morte carnal, mas sim a Morte espiritual, a morte eterna.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 6:23

O salário do pecado é a Morte, assim todos que pecaram devem morrer, todos que pecaram vão morrer, pois todos somos pecadores.
O pecado habita na minha carne, logo minha carne vai morrer, vai padecer, pois minha carne está em pecado. Porém Cristo Jesus nos deu um presente, ele nos deu a vida, a oportunidade de viver e ressuscitar com Ele.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”
João 11:25

Mesmo que a minha carne morra, e que os meus pecados me façam morrer, eu estarei ressuscitando com Cristo Jesus, por que ele é a Ressurreição e a Vida, ainda que eu esteja morto, ainda que minha carne morra, eu viverei eternamente.


- Consciência!
Assim, eu tenho que ter a plena consciência de que eu sou um pecador, minha carne me apressa para fazer o mal, não sou Justo e estou fadado a morte, tenho q ter essa convicção de que eu estou errado para que não me seja tampado o rosto e eu não enxergue mais a Cristo, tenho que ter essa convicção e me arrepender do que eu faço e clamar por misericórdia a cristo, assim como Davi.

“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.”
Salmos 51:7-12

Não posso me esquecer que é Cristo quem pode me livrar desse meu corpo, desse corpo que me leva para a morte, só Ele tem o poder pra me salvar, tenho que reconhecer que sou pecador, me arrepender e ter Fé em Cristo Jesus, que é capaz para me salvar. Assim, pela Fé em Cristo Jesus sou Salvo, Por que pela graça eu sou eu fui salvo, mediante a Fé.

- Próxima Lição: Minha Luta: Fé -

Nenhum comentário:

Postar um comentário