Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Minhas Lutas: Fé

- O que é Fé ?
Fé, a fé é acreditar, sem qualquer desconfiança, em algo que nos foi prometido, que ainda não vemos, mas que esperamos, baseados na fidelidade da palavra que nos foi dada.
Fé, é ter a firme convicção em algo, acreditar em algo, que ninguém viu, ou que ninguém provou.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”
Hebreus 11:1


- Por que Ter Fé ?
O Homem tem o sentimento de depositar todas as confianças em algo maior, as esperanças, a vida, tem o sentimento de Crer em algo maior. Isso já está em nós.

“Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir. Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor.
Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.
Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.
Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.”
2 Coríntios 5:5-9

Porém foi o senhor que colocou isso em nós, colocou o sentimento do eterno em cada um de nós, por isso que Paulo fala, que não vivemos pelo que vemos, mas por fé.
Fé no eterno, fé em Cristo Jesus, Fé e a convicção do que está por vir.

É por isso que vivemos por fé, por que Cremos no Senhor, e visamos o Eterno, algo que não se pode ver, algo que ninguém pode comprovar, mas que o Espirito do senhor sempre garante em nossos corações. Temos fé também para agradar a Cristo Jesus.

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
Hebreus 11:6

Nosso alvo é Cristo Jesus, nosso alvo é o Eterno, é crer em Cristo, e sem fé não consigo agrada-lo. Pois como que eu posso Crer em Cristo, crer que ele é meu Salvador, que ele me livrou do Pecado, me livrou da Morte, que ele me Purifica e me liberta, sem Fé?

Por isso vivemos por fé, vivemos visando o eterno, vivemos rumo ao alvo que é Cristo Jesus, sempre caminhando em direção a Cristo, não me baseando no que vejo, mas sim pelo Espirito Santo que me garante o que está por vir em Meu Coração.


- Permanecer na Fé, uma Batalha!
“pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.”
1 Timóteo 6:10

Esse versículo retrata a perda da fé em nós, o versículo fala sobre o dinheiro, que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas podemos ser mais abrangentes e falar sobre o Materialismo, e falar que o materialismo é a raiz de todos os males, e por causa dele, desviaram-se da fé.

Nós vimos que não andamos pelo que vemos, mas sim por fé. Porém é muito difícil para nós depositar toda a nossa confiança em algo, e principalmente depositar toda sua confiança em Cristo Jesus.  É muito difícil você reconhecer que Cristo é o centro na sua vida, é difícil depositar sua vida em cristo Jesus, reconhecer que ele é a nossa Justiça, que ele é quem cuida de mim, que é ele quem me Guarda, sem a garantia, sem eu ver isso.

Ler Romanos 8:5-25

“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.”
Romanos 8:5

Isso é muito difícil pois nós queremos ver acontecer, queremos fazer acontecer, eu me acho autossuficiente, e ando pelo que eu faço, pelo que eu vejo, pelas minhas ações.
Pois a nossa carne quer isso e o nosso espirito não, o nosso espirito vai contra a nossa carne, nosso espirito confia no senhor, mas a nossa carne quer nos provar que somos autossuficientes, e que temos q fazer acontecer, para que possamos ver, e não crer que Cristo é suficiente em minha vida.

Nós temos que negar a nossa carne cada vez mais, e começar a ser guiado pelo espirito.
Pois todos que andam segundo o espirito de Deus, se tornam Filhos de Deus, assim, precisamos negar a carne e deixarmos ser guiados pelo Espirito Santo.


“Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.”
Romanos 8:24-25

Quem espera por aquilo que está vendo? Nossa fé é exatamente crer no eterno, crer em Cristo, não no que vejo, e sim na Esperança de que Cristo tem o melhor para mim.
Pois se tenho fé, eu espero que a vontade de Cristo seja manifestada em minha vida, e não tenho fé pois quero um emprego melhor, ou um carro, ou mais dinheiro e poder.
Pois se creio esperando algo em troca isso não é fé, fé é Crer e esperar o melhor de Deus em nossas vidas.



- Espirito vs Carne.
“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”
Gálatas 5:16-17

Nesse versículo podemos ver claramente que Nosso espirito é contra nossa carne, e vice e versa, Pois o que um deseja é contrário ao que o outro deseja.  Ou andamos pelo espirito ou pela carne.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 6:24


Não podemos servir aos dois ao mesmo tempo, não é possível servir aos dois. Pois como diz em Mateus, se servimos aos dois, vamos amar mais a um do que a outro.
Se servimos a carne, iremos ir cada vez mais contra o Espirito, iremos amar mais a carne do que o Espirito, chegando a odiar o Espirito, nos contaminado, chegando ao ponto de deixar a carne nos controlar.

Só que se vivermos pelo Espirito, iremos cada vez mais nos distanciando da Carne, andando cada vez mais com o Espirito, chegando a achar as coisas do mundo obsoletas, sentido cada vez mais amor por Cristo, sentindo cada vez mais o Espirito, andando com Ele, servindo ao Senhor.


“Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
João 3:5-8

Quem nasce da Carne é Carne, e quem nasce do Espirito é Espirito, todos nós somos pecadores, porém, quem se arrepende nasce de novo, nasce com Cristo Jesus, e passa a ser do Espirito. Assim são todos que nascem do espirito, como o vento, que sopra para onde quer, ninguém sabe de onde vem ou para onde vai, assim somos nós. Baseado na fé em Cristo Jesus, somos guiados por Cristo, não sei do meu futuro, não vejo mais creio, e sou levado pelo Espírito, sou guiado por Cristo Jesus.

A partir desse momento, que nascemos do espirito, somos transformados e mudamos, e com essa mudança, a minha fé começa a gerar frutos, os Frutos do Espirito



- Vivendo em Fé, gerando Frutos.
“Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.”
Gálatas 5:18-26

Quando começamos a andar pelo espirito, começamos a gerar os frutos do espirito, assim como diz em Gálatas, pois crucificamos nossa carne, e começamos a andar com o Espirito do Senhor, e isso nos mudará.
Se andarmos pela fé, iremos testificar dela através desses Frutos.

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".
Mateus 5:38-42

Como vamos testificar da nossa fé ?
Se alguém me dá um tapa na cara, na mesma hora quero devolver o tapa na cara do sujeito, se sou injustiçado, na mesma hora quero realizar a justiça que acho correto, se sou injuriado, ou machucado, na mesma hora procuro realizar minha vingança contra aqueles que me machucaram.
Só que andando com Cristo, andando pelo Espirito, eu tenho Fé que Cristo é quem me guarda, quem me ajuda, que Ele é minha Justiça, que ele é a Perfeita Vingança. Eu confio mesmo sem ver que ele é tudo isso para mim, e que ele me defenderá, tenho que ter essa fé, de que Cristo é autossuficiente, e ele é quem me defende.

Por isso que quando andamos pela carne, manifestamos coisas da carne, como egoísmo, só pensando em mim, brigas e contendas, com aqueles que são contra mim, imoralidade sexual, pois o que me interessa sou eu, e quero me satisfazer, pois eu sou o Centro, Mas quando ando pelo Espirito, começo a gerar amor, bondade, longanimidade, paciência, gero os frutos do espirito e testifico a minha fé, pois reconheço que Cristo é o Centro na Minha Vida.


 “Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera”.
Mateus 13:22

Como a palavra do semeador diz, uma das sementes foi jogada, brotou, mas foi sufocada pelos espinhos. Fazendo ligação com Timóteo, as futilidades dessa vida nos sufocam, tiram a nossa atenção do alvo que é Cristo Jesus, Assim como os espinhos sufocaram a semente, o mundo começa a nos sufocar, e tirar a nossa fé, tirar a minha fé em Cristo, e começo a ter fé em mim mesmo. Mas temos que ter fé em Cristo, pois sem fé é impossível agrada-lo.

Andando pela fé, nos não iremos ser sufocados pelo mundo, e sim ser a semente que frutificou e deu Frutos. Em hebreus 11, podemos ver exemplos de homens e mulheres que tiveram fé em Cristo Jesus.

Hebreus 11 Todo

Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Jacó, Esaú, José, Moises, Raabe, Jefté, Samuel, Davi, homens e mulheres de Fé, que enxergavam a pátria Celestial, que viviam em Fé.

Como exemplo Abraão, que Deus virou para ele e promete que sua descendência seria como as areias da praia e como as estrelas do céu. E essa promessa viria através do seu Filho, seu único filho. Porém o Senhor manda Abraão sacrificar seu Filho, seu único filho, aquele que daria uma geração a Abraão. Abraão podia relutar e não fazer isso, mas teve fé, mesmo sem ver uma saída, teve fé que Jesus Cristo tem o Poder de cumprir a palavra, de lhe dar descendência, de ressuscitar seu filho, se o mesmo morresse, e obedeceu ao Senhor, e com fé, viu a promessa do senhor se Cumprir.

Assim como Jó, que sem amigos, sem família, todos contra ele, quase morrendo, creu em Cristo Jesus, e Enxergou a Cristo através da Fé.

“Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.
E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.
Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração!”
Jó 19:25-27



- Salvação Mediante a Fé
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
Efésios 2:8-9

A salvação vem pela fé, pois é pela fé que Creio que Cristo morreu por mim, que creio que sou liberto, que Sou Salvo, que Cristo me salvou, que Cristo me libertou, que ele é o Autor e Consumador da minha fé, e só assim, sou salvo, reconhecendo isso.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”
Hebreus 12:1-2

Assim, com todos esses exemplos de homens e mulheres que nos foi apresentado, passamos agora a nos livrar de tudo que nos atrapalha, e do pecado que nos contamina, e vamos a diante, com os olhos voltados para o eterno, visando o nosso alvo, que é Cristo Jesus, tendo fé no eterno e na Vontade do Pai, caminhando em Fé e Gerando frutos.
Reconhecendo que somos pecadores, mas pela graça, e pela fé em Jesus Cristo, sou salvo e liberto dos meus pecados, e foi Cristo Jesus que derramou seu sangue por mim. 


Matheus Felipe e Victor Palomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário