Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Minhas Lutas: Meu próprio Eu

“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”
Romanos 3:23

Primeiro vimos que a nossa primeira luta é contra o Pecado, é contra aceitação que todos nós somos pecadores, que precisamos de Cristo, que estamos afastados, e precisamos de Cristo, o Único Caminho.

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
Hebreus 11:6

Depois vimos que a outra luta que passamos, e com a fé, de ter fé em Cristo Jesus, de confiar nossas vidas inteiramente a Ele, em crer que ele é o Caminho a verdade e a vida.

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
Mateus 16:24-26       

E então vimos que se alguém que seguir a Cristo, tem que se renunciar e carregar a sua cruz, uma batalha diária contra si mesmo, contra as nossas vontades, para seguir a cristo.
Porém a nossa maior batalha é contra nós mesmos, pois cada uma dessas lutas passamos or causa de nós, do nosso Eu, pois EU não quero aceitar que sou pecador, EU não quero depositar minha vida toda na fé em Cristo Jesus, e EU não quero me sacrificar e carregar a minha Cruz.


- Meu Maior Inimigo: Eu mesmo
“Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”
Romanos 7:15-24.

O Meu maior inimigo sou Eu, é a minha carne, onde o pecado habita.
Onde o tempo todo a carne tenta me dominar, tentando realizar o errado, indo contra Deus, onde o tempo inteiro minha carne vai contra o Meus espirito, pois o mal que eu não quero, esses nós fazemos.

E essa nossa luta é uma luta constante, diária, e incessante contra nossos desejos, vivemos nos negando, e nos enfrentando, para evitar que a carne nos domine e nós acabemos vivendo para carne, alimentando os nossos próprios desejos.


- Nabucodonozor
"E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se- ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonozor, e foi expulso do meio dos homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu o cabelo como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves "
Daniel 4: 32-33.

Assim acontece conosco se deixarmos a carne nos dominar, se nos deixarmos sermos levados pelos nossos desejos, pelas nossas vontades, pela nossa carne, iremos virar meros animais.

Porém, vamos voltar um pouco e analisar a História de Nabucodonozor. (Ler Daniel 4:1-33)
“Nabucodonosor rei, a todos os povos, nações e línguas, que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada. Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo.
Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino sempiterno, e o seu domínio de geração em geração.
Eu, Nabucodonosor, estava sossegado em minha casa, e próspero no meu palácio.
Tive um sonho, que me espantou; e estando eu na minha cama, as imaginações e as visões da minha cabeça me turbaram. Por isso expedi um decreto, para que fossem introduzidos à minha presença todos os sábios de babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho.
Então entraram os magos, os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores, e eu contei o sonho diante deles; mas não me fizeram saber a sua interpretação.
Mas por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo:
Beltessazar, mestre dos magos, pois eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação.
Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande;
Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra.
A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e toda a carne se mantinha dela. Estava vendo isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama; e eis que um vigia, um santo, descia do céu,
Clamando fortemente, e dizendo assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos. Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra;”
Daniel 4:1-15

.Cabeça Conturbada
 " Tive um sonho que me espantou; e, quando estava no meu leito, os pensamentos e as visões da minha cabeça me turbaram "

Nós, o tempo todo somos bombardeados pelo mundo, somos bombardeados com novas tendências, de inversão de valores, de afronta a Deus, o tempo inteiro somos testados e jogados contra a parede.
Nós jovens então, passamos por uma fase na nossa vida, estamos começando a nossa fase adulta, nos firmando, começamos a trabalhar, a mudar nosso meio social, deixamos a infantilidade e começamos a lidar com adultos, com uma vida totalmente diferente, Estamos amadurecendo, e buscando ser independentes.

Assim começamos a ser levados pelos mais experientes, pelos que mostram saber, começamos a aceitar certas coisas, começamos a buscar respostas, a procurar por elas, se basear nas inversões de valores, indo junto com a maré, e nossa cabeça é o tempo todo bombardeada por eles, pelo Mundo, ficando cada vez mais difícil discernir e ir contra a maré, deixando nossa cabeça cada vez mais conturbada e confusa.

.Busca por Respostas
 " Por isso expedi um decreto, pelo qual, fossem introduzidos a minha presença todos os sábios da Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho "

Como dito, nós começamos a procurar por respostas, procuramos por respostas em Entretenimento, indo me divertir, esquecer meus problemas, onde a bebida me deixa feliz, e cada vez eu bebo mais, onde a diversão de uma noitada me alegra, e cada vez eu saio mais. Começamos a procurar nos colegas, em pessoas, em filosofias, em grupos, embarcando em grupos extremistas, machistas, feministas, de esquerda, direita, onde os valores são invertidos, onde tudo é aceitável, tentando se encaixar em algum.
Começa a procurar resposta nas drogas, fugindo desse mundo, embarcando em uma viagem doida para se divertir.

.Fundo do Poço
" E então entraram os magos, os encantadores, os caldeus e os feiticeiros, e lhes contei o sonho; mais não me fizeram saber sua interpretação "

Frustração, Vazio, Nada mais faz sentido, então começamos a tentar satisfazer a nós mesmos, procurando respostas para nós, mas a resposta é simples, o mundo pensa que a resposta é fácil de decifrar: Me satisfazer, Satisfazer meus desejos da carne.
O importante é a sua felicidade, independente de como chegar a Ela, busque o sue prazer, busque a sua felicidade, é isso que o mundo nos proporciona.

Nisso muitos tem se perdido, muitos tem se deixado levar pelas concupiscências da carne, pelo seus desejos, virando animais, satisfazendo seus prazeres carnais, virado Bestas Humanas.
- Besta Humana
" Mude-se-lhe o coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos "
Daniel 4:16

Os homens se entregam de tal modo ao pecado que viram animais, onde só querem Poder, Sexo e Dinheiro, querem conquistar e dominar, sempre eles, derrubando quem estiver na frente, rilhando seu caminho egoísta para o sucesso. É isso que a nossa carne deseja.
Nabucodonozor virou a Besta Humana pois se achou um Deus, achou auto suficiente, satisfazendo sua carne, se achando muito bom, merecendo honra e gloria, assim, virou uma Besta Humana.

“E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
Romanos 1:23-32

Esse trecho de Romanos fala que os homens começaram a pecar, homem com homem, mulher com mulher, e etc. A Fazer coisas absurdas, a se satisfazer, buscar sua felicidade acima de tudo, e diz que Deus lhes concede esse desejo, já que eles querem. Deus avisa, Deus ainda tem misericórdia avisando em seus corações que aquilo é errado, mais eles rejeitam, então Deus os dá uma disposição mental reprovável ( Vs 28 ).
Esse homem besta gerar Culpa, castração, infantilidade emocional e afetiva, incapacidade de lidar com o corpo prazer, incapacidade de relacionamento masculino x feminino, traz uma mentalidade reprovável, traz a desumanização, te torna um animal.


- Quem me Livrará desse Corpo ?
“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?”
Romanos 7:24
Quem me Livrará desse corpo de Morte ? desse pecado, dessa besta que luta para me dominar ? quem me trará o alivio, a salvação ? quem me salvará ?

"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonozor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração."
Daniel 4:34 

Graças a Deus, pois ele pode me livrar desse corpo, Louvado seja Cristo, pois ele tem o poder de vencer o Pecado, de vencer essa besta, e através dEle venço o pecado em mim, venço essa Besta que tenta me Dominar.

“Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 5:19-21
Pois Cristo Jesus através do seu sacrifício, do seu Sangue, do seu amor por nós, nos salvou, nos trouxe a salvação, nos trouxe a vida eterna e nos deu a oportunidade de nos tornamos filhos de Deus.

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”
1 João 3:2-3


- Imagem e Semelhança Deturpada
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27

Nós somos imagem e semelhança de Cristo, o nosso alvo é andar com Cristo Jesus, e seguir a Cristo e ser puro como Cristo, andando em santidade, assim como diz em 1 João. Nosso alvo é Cristo Jesus, nosso exemplo a ser seguido.
Porém, o pecado quer cada vez mais deturpar essa ideia, ir contra cristo, a nossa carne é contra isso, sempre lutando para vencer e nos tornar animais, e nos desumanizar, nos afastando da Semelhança de Cristo Jesus.

Nós temos como alvo Cristo Jesus, andar em seus caminhos e viver em santidade, viver com Cristo, viver a Cristo, espelhar a Cristo, porém, o pecado nos consome, nos transformando e nos afastando dessa ideia, indo contra o Criador.


- Vigie, atente-se, não caia, Lute!
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”
Mateus 26:41
Cristo nos deu a Salvação, pois ele é o único caminho, agora, devemos sempre estar atentos, vigiando e orando para não cair em tentação, sempre lutando contra a nossa carne, para não sermos dominados.
  
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”
Efésios 6:10-18

Assim, devemos nos vestir com a Armadura do Espirito, sempre nos alimentando da palavra que é nossa espada, sendo verdadeiros, justos, mantendo o evangelho vivo em nossos corações e mentes, com o escudo da fé, o capacete da salvação que é Cristo Jesus, para que possamos vencer o mal que está em nós, para que possamos vencer a nós mesmos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário