quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Nosso Tesouro

Palavras, muitas palavras são ditas todos os dias por todos nós, palavras de amor, de carinho, palavras de raiva ou tristeza, muitas são as palavras que soltamos. E quem não gosta de falar né ? Ou melhor, quem não curte uma fofoca ? um mimimi pra cá, um cochicho pra lá, quem nunca fez uma fofoca ?
Porem a Fofoca é o primeiro passo para uma vida de morte...

“Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Provérbios 6:16-19

Em provérbios diz que o Senhor abomina 6 coisas, e uma delas é a contenda entre os irmãos.
E a fofoca nada mais é do que isso, contenda entre os irmãos
.

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”
1 Coríntios 6:9-10

E em coríntios fala que os maldizentes não Herdarão os reinos dos Céus.
Dois versículos que nos dizem, que a fofoca, que o simples ato de falar, pode nos levar para uma vida de morte severa.


A Sua Língua. 
“Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.
Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana;
a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.”
Tiago 3:1-12

Tiago aqui fala sobre a língua do homem, o perigo que a língua é e como a língua pode nos dominar. Ele compara a nossa língua como uma faísca que pode incendiar tudo, e diz que a nossa língua tem o poder para Amaldiçoar e Abençoar ao mesmo tempo, porém não deve ser assim.

Assim, o pecado não está só no falar mal, ou no criar contendas ao falar de alguém, o pecado encontra-se também no falar de mais.
A pessoa que fala de mais não percebe o que está falando, e acaba falando coisas que não se deve, não pensa no que fala, só que sair por ai falando sem parar.

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”
Tiago 1:19

Assim galera, sejamos sempre tardios pra falar, sempre pensando antes de falar, sempre atentos, e principalmente, sempre dispostos a ouvir.
Pense bem, não deixe que a sua língua o domine, e fique atento com o que fala, pois...

“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração
Lucas 6:45

Eis a questão, já parou para refletir sobre isso? O seu coração está cheio de que ?
Já parou para analisar se falamos muito, se estamos ouvindo mais do que falando?
O que eu tenho feito mais, falado mal dos outros, criando contendas, com o que o meu coração esta cheio ?


Onde está o Seu coração?
Quando falei que a fofoca é o primeiro passo para uma vida de morte, falei por que o seu falar está diretamente ligado ao seu coração.
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”.
Provérbios 4:23

A Bíblia nos diz para guardarmos o nosso coração, acima de tudo, pois dele é que a nossa vida depende. Devemos manter o nosso coração guardado, pois somos o tempo inteiro bombardeados pelo mundo, dia após dia, sendo influenciado, dia após dia o nosso coração se inclinando pro mundo, e assim se enchendo de coisas fúteis, se enchendo de mentiras, de imoralidade, e de outras coisas.
Por isso devemos manter o nosso coração guardado, para que mesmo com esse bombardeio do mundo, o meu coração não seja influenciado.

“Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração
Lucas 12:34

Onde estiver o meu tesouro, ali estará o meu coração.
E mesmo sendo bombardeado o tempo inteiro pelo mundo, o meu tesouro não se encontra aqui, o meu tesouro está com Cristo, na perspectiva de Cristo, na salvação.
Logo, encho o meu coração com Cristo Jesus, não me deixando influenciar por coisas do mundo, assim como Tiago fala, não há como servir a dois senhores ao mesmo tempo, e nem uma bica dar água doce e salgada. Nisso luto sempre para deixar o meu coração esperto, puro, e cheio de Cristo.


Seja o Vosso pensar, e o vosso Falar...
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.
Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
Colossenses 3:12-17

Nós que já ressuscitamos com Cristo devemos buscar as coisas de Cristo, encher os nossos corações com isso, pois a nossa boca fala o que o nosso coração está cheio. Assim se estivermos cheios de Cristo, falaremos de Cristo.

O nosso coração não influencia somente o nosso falar, e sim o nosso pensar e o nosso viver, assim se estivermos com o coração cheio de Cristo, vamos viver Cristo, como diz em colossenses, devemos nos revestir do Amor, viver em paz, e sempre com a palavra de Deus viva em nossos corações.

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

Pois a palavra de Deus é viva, rica e poderosa, ela quem pode julgar os corações das pessoas, ela é quem traz a vida, a ressurreição e o arrependimento. Assim, é nosso dever espalhar essas palavras, pregar e levar essas palavras aos que precisam.
Temos que ser testemunhas de Cristo e anunciar as boas novas, e não usar nossas palavras para fofoca, que nos leva para a morte, e sim anunciar a vida, que é Cristo Jesus.


“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Filipenses 4:8




Nenhum comentário:

Postar um comentário