Páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Minhas Obras


“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”
Apocalipse 3:1-3

Vimos que devemos nos apresentar diante do senhor com as nossas obras aprováveis diante dEle. O Senhor nos chama para sua obra, para fazer parte da sua vontade, vivendo segundo o seu querer, e isso é fazer as Obras

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:1-10

O Senhor nos vivificou, nos deu uma nova vida, nos sarou, nos salvou, nós, que estávamos mortos, vivendo pelo curso desse mundo. Nós que antes éramos perdidos, agora somos salvos, nós que antes vivíamos em pecado, agora somos transformados.
Todos fomos salvos por teu amor, que como cantamos, não é ganho nem merecido, mas é dado pela Graça. Pela graça somos salvos, pelo amor de Deus.

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”
Tiago 2:14-18

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”
Tiago 2:26

Temos que entender duas coisas fundamentais na nossa vida.
A primeira é que somos salvos pela graça, isso não vem da gente, nada do que façamos ou deixarmos de fazer vai mudar isso. Não é esforço meu, não é mérito meu, é pura e simples Graça de Cristo Jesus em nossas vidas.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”
João 1:12,13

A segunda coisa que temos que entender é que a nossa Fé, sem as obras é completamente morta. Temos que entender que nós somos feitos para as Obras, o Senhor nos chamou para as Obras.

Em Efésios lemos que fomos feitos de Deus para as boas obras as quais o Senhor preparou. Somos chamados para realizar a Obra de Cristo Jesus.
Não obras que me gloriem, não obras que eu acho que estão certas, não obras de ações sociais, ou ser bonzinho, mas Obras que nascem do coração do Senhor.
Quando nos convertemos, nós nascemos de novo, “As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. E esse tudo se fez novo, é tudo por completo, todo o meu eu muda por completo. Meu Jeito de agir, de falar, de ser, meu pensamento e principalmente meu atos.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”
1 Coríntios 10:31

Assim, quando Paulo fala que tudo que nos fazemos, temos que fazer para a gloria do Senhor, ele está dizendo para vivermos por inteiro a Cristo Jesus. Que a partir do meu nascer de novo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim, tudo que eu faço é movido por ele, é para ele.
Quando nos convertemos verdadeiramente, o Senhor nos move a mudança, o Senhor nos move a sair da inercia, o nosso coração queima, e esse fogo gera em nós uma ação. 

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.  Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.  Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.  Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.  Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.  Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.  Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.  Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. ”
João 15:1-8

Assim vemos que é do Senhor que surgem as Obras, desse queimar, desse prazer, desse sentimento de fazer algo, Tudo vem do Senhor, tanto o Querer quanto o Realizar, vem dEle, pois ele nos transformou. Assim, começamos a produzir frutos, e obras para honra e gloria do Senhor. Somos como as videiras que geram frutos por que estão ligadas em Cristo Jesus.

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;”
Atos 3:1-9

Pedro e João eram desses, que andaram com Jesus, viveram e viram milagres, e mesmo depois que Jesus foi embora, subiu aos céus, o coração deles não parou de queimar, eles não pararam de andar com Cristo Jesus, não pararam de Realizar a obra que o Senhor os chamou a fazer.

E quando foram parados por um coxo, questionados sobre o que poderiam dar, Pedro dá o que ele tinha de mais valor, Pedro da Cristo Jesus aquele coxo. Pedro realiza a obra para qual foi chamado, ele não tinha prata, nem ouro, mas não deixou aquele coxo desamparado, mas deu a ele a Cura em Nome de Jesus.

E assim devemos ser nós, assim devem ser nossos corações, sempre atentos a ouvir a voz do Senhor, sempre atentos a sua obra, pros seus caminhos, pra onde o Senhor que nos levar e o que ele quer fazer.

“Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”
João 14:10-13

Jesus nos diz, que quem crer nele, obras maiores fará. Jesus mesmo diz que as palavras que ele fala não vinham dele, mas do Pai, as obras que ele fazia, vinham do pai. Assim como nós, tudo o que fazer, fazei para glorificar a Cristo, tudo o quanto fazer, que não venha de você, mas venha de Cristo Jesus.

Mas temos que entender isso, Temos que estar em Cristo Jesus, temos de ser com ele, firmado nele, para obras maiores realizar.

 “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
Mateus 7:15-26

Jesus diz claramente que pelos seus frutos conhecereis a arvore. Toda arvore que gera bons frutos está em Cristo Jesus, assim como Tiago fala, eu te mostro as minhas obras e você vai conhecer a minha fé, que é Cristo Jesus.
Agora, aqueles que não produzem bons frutos, são lançados fora na fornalha, na fogueira, pois não servem pra nada, por que esses não estão no Senhor.

Nem todos que dizem “Senhor Senhor” entrarão no reino dos Céus.
Pois esses que dizem que profetizaram, que oraram, que fizeram isso e aquilo, fizeram por amor a sí próprio, fizeram por egoísmo, fizeram por orgulho, e esses não tem parte com o Senhor.
Esses não são como o homem prudente, baseado na rocha que é Cristo Jesus, mas esses são baseados em preceitos do Mundo, na areia, e se perdem por não gerar frutos e não servem para nada.

 “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente. ”
Filipenses 2:12-16

Assim irmão, temos que entender que o nosso Querer e o nosso Realizar vem do Senhor. É nEle que temos que viver, é nEle que temos que agir, é através dEle que somos salvos, por Ele nos somos restaurados, e para Ele somos chamados a fazer a boa obra. Para que no final, possamos chegar em sua presença e ouvir “Servo bom e Fiel, entra no gozo do teu Senhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário